3ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems RJ/IdeiaSUS-FIOCRUZ apresenta experiências exitosas de municípios fluminenses
No dia 25 de abril foi realizada a 3ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems RJ/IdeiaSUS. O evento, que marca a volta presencial da iniciativa, reuniu, no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Manguinhos, cerca de 100 pessoas entre gestores e técnicos de todas as regiões de saúde fluminenses e contou, em sua programação, com a apresentação de 12 das 71 experiências inscritas. A atividade foi transmitida pelo canal do Youtube da Vídeo Saúde Distribuidora da Fiocruz, que disponibiliza a integra da gravação, assim como o canal do Youtube do Cosems RJ.
Na mesa de abertura, além da presidente do Cosems RJ, Maria Augusta Monteiro Ferreira, participaram o vice-Presidente de Ambiente, Atenção e Promoção à Saúde da Fiocruz, Hermano Castro; o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto; o assessor de Relações Institucionais da Presidência da Fiocruz, Valber Frutuoso; e o coordenador do IdeiaSUS Fiocruz, Wagner Barbosa Oliveira.
“Nós que produzimos essa saúde lá na ponta, lá no nosso município e esse é o momento de mostrar para todos o que estamos fazendo. Além de importante, é muito gratificante. Parabenizo os 71 trabalhos inscritos, todos de muita qualidade, o que até tornou difícil a seleção”, ressaltou a presidente do Cosems RJ. “Hoje será um dia que vamos nos alegrar muito por ver o quanto trabalhamos para o fortalecimento do SUS e para que ele aconteça no nosso município e no Estado do Rio de Janeiro. Esse momento de retomada mostra que nós resistimos a todos esses anos e estamos de volta”, concluiu Maria Augusta.
As experiências dos 12 municípios foram apresentadas em dois blocos e comentados por um grupo formado pela primeira vice-presidente do Cosems RJ e secretária municipal de saúde de Volta Redonda, Conceição Souza Rocha, pelo pesquisador da Fiocruz e coordenador da Estratégia “Saúde Amanhã”, José Noronha e pelo presidente da Sociedade Brasileira para Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente e coordenador Executivo do Proqualis – Fiocruz, Victor Grabois. “Esse espaço sempre foi extremamente produtivo. A iniciativa incentiva os municípios a escreverem, a sistematizarem suas práticas. Antes, era algo da academia, ou de quem frequenta a academia, hoje um trabalhador da saúde que desenvolve a sua prática, faz isso com tranquilidade. Parabéns a todos que apresentaram seus trabalhos, todos de extrema importância para o fortalecimento do SUS”, afirmou Conceição.
Presente no evento, o prefeito de Bom Jesus de Itabapoana, Paulo Sérgio Cyrillo, falou sobre a relevância da iniciativa. “É um prazer enorme estar com vocês aqui na Fiocruz hoje. Gostaria de ressaltar a importância de unir a política com a técnica. Acredito que a Covid-19 mostrou aos gestores o quão necessária é essa aproximação. Isso engradece cada profissional, porque temos a sensação de estar constantemente aprendendo algo novo. Estar compartilhando a experiência do meu município e poder ouvir a experiências de outros municípios é muito engrandecedor”, declarou o prefeito.
Os trabalhos foram avaliados por uma banca formada pela Assessora Especial para Políticas de Saúde e professora da UFRJ, Maria Lúcia Freitas dos Santos, pela Superintendente de Educação em Saúde da SES RJ, Carina Pacheco Teixeira e pelo pesquisador do Centro Estratégico de Estudos da Fiocruz, Hugo Cesar Bellas.
A mostra premiou as experiências dos municípios de Volta Redonda, Carmo e Petrópolis como primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente. Os três trabalhos ganharão uma curadoria do IdeiaSUS. Elas também representarão o Estado do Rio de Janeiro na 18ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, que será realizada em julho, na programação do XXXVII congresso do Conasems, juntamente com as outras seis melhores colocadas apresentadas pelos municípios de Rio Bonito, Maricá, Bom Jesus do Itabapoana, Vassouras, Quissamã e São Pedro da Aldeia, totalizando nove experiências fluminenses.
Confira aqui a classificação final da mostra