Cosems RJ realiza assembleia mensal de julho
No dia 11 de julho, o Conselho de Secretarias Municipais do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ), realizou sua assembleia mensal com a presença maciça de gestores e técnicos de todas as regiões de saúde fluminenses. A implantação do SUS Digital, aspectos relacionados ao Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada e a entrega de ambulâncias doadas aos municípios foram alguns dos temas discutidos.
Uma rápida apresentação sobre o Curso de Especialização em Medicina da Família e Comunidade iniciou as atividades do encontro. A capacitação, voltada para profissionais participantes do programa Mais Médicos, é oferecida pela UNASUS em parceria com a UNIFESP e conta com uma coordenação no estado do Rio de Janeiro. As matrículas estão abertas até 23 de agosto. “Nossa responsabilidade como gestores é monitorar esse processo. Precisamos atender a população e formar profissionais”, reforçou a presidente do Cosems RJ, Conceição Rocha.
Sobre a implantação do programa SUS Digital, a Coordenação de Inovação da Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro (SES RJ) apresentou um diagnóstico elaborado a partir da resposta de 77 municípios ao questionário enviado na primeira etapa do programa. O prazo para envio foi prorrogado até dia 05 de agosto. A iniciativa é importante para a definir a distribuição dos recursos. Durante a assembleia foi pactuada a alocação dos recursos na SES RJ para depois serem redistribuídos, de acordo com os planos de ação que serão elaborados pelos municípios em um prazo de 120 dias.
Também foram discutidos aspectos relacionados ao Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada. Uma atualização do processo para implantação foi apresentada, com a orientação de que as regiões de saúde devem se organizar para realizar as adesões em bloco e elaborar o plano de ação regional.
O encontro também discutiu a pactuação de Indicadores de Monitoramento Bipartite ciclo 2024. Nove oficinas regionais foram realizadas e 74 municípios estão em fase de análise estadual. Alguns municípios ainda não digitaram suas metas e o prazo para o encerramento do processo foi prorrogado para 16 de agosto.
Como acontece mensalmente, foram apresentados o panorama dos cofinanciamentos estaduais e as legislações de interesse do período. Um alerta foi feito pelo assessor jurídico do Cosems RJ, Gilberto Fonte Boa, que chamou atenção dos gestores e técnicos para a importância das demandas do Tribunal de Contas e do acompanhamento dos processos em andamento.
Para finalizar, foi anunciado que as ambulâncias doadas pelo Ministério da Saúde já estão disponíveis para entrega, que deverá ser agendada pelos municípios contemplados. Para o segundo semestre, mais ambulâncias devem ser doadas.