Assembleia de setembro apresenta andamento de programas estaduais e federais
No dia 12 de setembro, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems RJ), realizou sua assembleia mensal. Durante o encontro, foram debatidos temas como o Programa Mais Acesso à Especialistas, o Plano Estadual de Redução de Filas, além de assuntos relacionados aos programas Saúde Digital e Controle de Tuberculose.
A fala dos representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES RJ) iniciou as atividades da assembleia. A equipe apresentou a proposta do Programa Mais Acesso à Especialistas no estado. Será criado um Grupo de Trabalho que auxiliará a criação dos planos de ação das regiões de saúde fluminenses. Também representantes da SES RJ trouxeram um levantamento sobre o Plano Estadual de Redução de Filas, que mostrou que alguns municípios não executaram o recurso destinado, ou só executaram parte dele. Foi solicitado aos municípios que enviem, um informe da produção ou um planejamento para a utilização do recurso na totalidade.
O Programa de Controle da Tuberculose foi ponto de pauta da reunião. Foi apresentado aos gestores e técnicos presentes uma atualização em relação à definição dos eixos estratégicos, que resultou na mudança da forma de repasse dos recursos e outras ações para fortalecer o programa, que já apresenta melhores indicadores. Uma proposta de plano de ação foi sugerida. Sobre a Rede de Urgência e Emergência, foi informado aos gestores mudanças trazidas com a publicação de Nota Técnica que apresenta a ordem prioritária para a implantação das salas de estabilização nos municípios fluminenses.
A liberação para elaboração do plano de ação do Programa Saúde Digital foi anunciada. Ele será elaborado por uma comissão formada por representantes do Cosems RJ, SES RJ e gestores representantes das nove regiões de saúde.
Como acontece todos os meses, os levantamentos feitos pela equipe do Cosems RJ, que inclui o panorama dos cofinanciamentos estaduais, as legislações do período, a situação do SIOPS e os informes sobre processos do TCE RJ, foram apresentados.