Cosems RJ divulga trabalhos que participarão da seleção para a Oficina Nacional do ImunizaSUS
Com o encerramento da etapa estadual do ImunizaSUS, no dia 24 de abril, o Conselho de Secretarias Municipais do Estado do Rio de Janeiro, divulgou as experiências selecionadas para a Oficina Nacional do projeto. A iniciativa tem como objetivo apresentar estratégias de fortalecimento das ações de imunização dos municípios de todo o país durante a programação do XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde/CONASEMS que acontece de 16 a 19 de, em Goiânia.
ImunizaSUS no RJ
As atividades da etapa estadual foram iniciadas em 19 de outubro de 2022, com um evento híbrido, promovido pelo Cosems RJ e que contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES RJ), da coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No evento, foram registradas participações de todas as Regiões de Saúde do ERJ, com 180 participantes e a disponibilização da integra pelos canais do Cosems RJ na internet.
Depois desse primeiro encontro, fora realizadas etapas regionais, envolvendo as nove Comissões Intergestrores Regionais (CIRs), desencadeando de novembro de 2022, até abril de 2023, reuniões dos GTs ampliados de Vigilância em Saúde e Atenção Básica de cada CIR, com a presença das Secretarias Executivas das CIRs, apoiadores do COSEMS RJ, NADVS, com o objetivo principal de discutir as metodologias a serem seguidas para a devida representatividade regional de cada relato.
A iniciativa possibilitou a interiorização da discussão sobre a melhoria das Coberturas Vacinais em cada município fluminense, e proporcionou, desde o início do Projeto IMUINIZASUS em 2019, a adesão integral dos 92 municípios do ERJ ao projeto.
Após o período de inscrição dos trabalhos, forma selecionadas nove experiências, uma de cada região de saúde fluminense que serão encaminhados ao Conasems.
Conheça os trabalhos selecionados e aprovados pelas CIRs das nove regiões de saúde :
IMUNIZAÇÃO E RASTREIO DAS INCONSISTÊNCIAS ENTRE OS SISTEMAS E-SUS E SI-PNI: UMA ESTRATÉGIA EFICIENTE PARA AUMENTO DA COBERTURA VACINAL EM ARRAIAL DO CABO
Região de Saúde: BAIXADA LITORANEA – RJ
Tipo de experiência: Municipal (ARRAIAL DO CABO/RJ)
ESTRATÉGIAS PARA AMPLIAÇÃO DA COBERTURA VACINAL NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO MÉDIO PARAÍBA
Região de Saúde: MEDIO PARAIBA – RJ
Tipo de experiência: Regional
EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO NA RECUPERAÇÃO DAS COBERTURAS VACINAIS
Região de Saúde: METROPOLITANA I – RJ
Tipo de experiência: Municipal (RIO DE JANEIRO/RJ
ESTRATÉGIAS DE FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE IMUNIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DA REGIÃO METROPOLITANA II DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Região de Saúde: METROPOLITANA II – RJ
Tipo de experiência: Regional
UMA NOVA ROUPAGEM PARA UMA VELHA FERRAMENTA: PSE ENQUANTO FORTALECEDOR DAS AÇÕES DE IMUNIZAÇÕES
Região de Saúde: NOROESTE – RJ
Tipo de experiencia: Regional
VACINA EU, TU E ELES NO SUS: ESTRATÉGIAS ADOTADAS PARA AMPLIAR A COBERTURA VACINAL NO MUNICÍPIO DE QUISSAMÃ/RJ
Região de Saúde: NORTE – RJ
Tipo de experiencia: Municipal (QUISSAMÃ/RJ)
ESTRATÉGIAS DE SUCESSO PARA DIMINUIÇÃO DA HESITAÇÃO VACINAL E PROMOÇÃO DA DESCENTRALIZAÇÃO DE VACINAS NA REGIÃO CENTRO SUL DO RIO DE JANEIRO.
Região de Saúde: CENTRO-SUL – RJ
Tipo de experiencia: Regional
DA BUSCA-ATIVA ÀS ALTAS COBERTURAS VACINAIS: FORTALECENDO AS AÇÕES DE IMUNIZAÇÃO DA REGIÃO SERRANA FLUMINENSE.
Região de Saúde: SERRANA – RJ
Tipo de experiencia: Regional
O Cosems RJ agradece todos os gestores, técnicos, profissionais de saúde e aos Apoiadores Regionais, que se envolveram e se dedicaram a responder não só aos formulários de avaliação como também na confecção, discussão e pactuação dos relatos municipais e regionais.