Cosems RJ elege nova diretoria em assembleia extraordinária
Em assembleia extraordinária realizada no dia 16 de fevereiro, o Conselho de Secretarias Municipais do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ) elegeu sua nova diretoria para o biênio 2023-2025. Maria Augusta Monteiro Ferreira, carinhosamente conhecida como Guta, secretária municipal de Rio Claro, é a nova presidente da entidade e encabeçou a chapa “Saúde e Democracia: Defesa e Fortalecimento do SUS Fluminense” eleita por aclamação pelos mais de 62 gestores participantes do encontro. Ela dará continuidade ao trabalho que desenvolveu na gestão anterior como primeira vice-presidente.
Rodrigo Oliveira, que deixa o cargo após dois anos de dedicação, marcados por mais crescimento e consolidação da atuação do Cosems RJ em níveis regionais e nacional, falou aos gestores e técnicos: “Quero agradecer a todos pela participação nesse processo que demonstra maturidade do Cosems RJ, decisivo na fase mais crítica da pandemia. Se temos SUS hoje, se temos vidas salvas se deve muito à perseverança dos gestores municipais. Fizemos um esforço grande para dar continuidade à gestão da Conceição. Enfrentamos e denunciamos as mazelas e salvamos vidas”, destacou o gestor. “Estabelecemos um forte pacto político e técnico com a SES RJ e iniciamos um processo de reconstrução. Não dá mais para o RJ ser o estado da região Sudeste que menos notifica e mais se morre por doenças cardiovasculares e câncer, como mostram os boletins divulgados pelo Observatório de Políticas Públicas em Saúde do RJ. Precisamos reforçar as redes e trabalhar para garantir que a saúde siga como uma prioridade dos governos. Não foi um período fácil e agradeço à Guta pela parceria e tenho certeza de que ela continuará firme na luta pelo povo brasileiro”, finalizou Rodrigo.
A nova presidente agradeceu aos secretários municipais, equipe técnica, apoiadores e técnicos pelo apoio e pela participação nesse momento importante. “Não será fácil substituir o Rodrigo, mas estamos aqui há muito tempo e sabemos que o Cosems RJ ganhou, nas gestões passadas, um protagonismo a nível nacional no que diz respeito às políticas públicas na área da saúde”, avaliou. “É preciso reforçar a importância do Cosems RJ, que faz a diferença em nosso cotidiano. Conceição e Rodrigo são referências importantes e eu assumo esse compromisso com muita satisfação. Temos um passado e um presente que nos levaram a essa eleição. Temos um futuro com muitos desafios e estamos aqui para nos comprometer por um SUS cada vez melhor no Rio de Janeiro”, declarou Guta.