Cosems RJ marca presença no Abrascão 2022
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ) marcou presença no 13º Congresso de Saúde Pública, conhecido popularmente como Abrascão 2022. O presidente da entidade e secretário de saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, foi um dos expositores da mesa redonda “O Federalismo Brasileiro e o Enfrentamento das Desigualdades Regionais no SUS”, incluída na programação do dia 24 de novembro.
Rodrigo relacionou a construção política do SUS como os desafios Regionalização, enfatizando a heterogeneidade de cada região do país e a pluralidade dos arranjos territoriais como aspectos determinantes na gestão da saúde pública. Segundo o gestor, o fortalecimento da capacidade de coordenação regional por parte dos gestores estaduais e da capacidade de direção dos Cosems – da sua atuação regional e do apoio técnico que possa prestar aos gestores municipais – são decisivos para a regionalização do SUS.
O Cosems RJ também participou da programação com a apresentação de dois trabalhos elaborados pelo Observatório de Políticas de Saúde no Estado do Rio de Janeiro. Os resultados registrados nos dois últimos boletins da iniciativa, um que aborda a “Rede de Atenção Oncológica do SUS no Estado do Rio de Janeiro” e o outro com o tema “O coração nos fluxos da rede: análise da morbimortlidade e da rede de atenção às doenças cardiovasculares no Estado do Rio de Janeiro em 2021”, estiveram entre as apresentações.
O Abrascão 2022 acontece desde o último dia 19 em Salvador, na Bahia, e tem como tema central Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social.Os debates – tanto preparatórios quanto nos diversos espaços do Congresso – buscam estimular reflexões e propostas que possam ser incorporadas à agenda da Saúde, da Educação e da Ciência e Tecnologia dos próximos governos, contribuindo para a reconstrução e redirecionamento das políticas públicas relevantes e estratégicas para o Brasil.