Cosems RJ no Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde
Durante três dias, Florianópolis recebeu cerca de dois mil gestores e técnicos de saúde no Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde. O evento aconteceu de 16 a 18 de novembro e contou com uma ampla programação de mesas redondas e debates que abordaram os mais variados temas como Atenção Primária, Financiamento da Saúde, Atenção Especializada em Saúde, entre outros. Além de parceiro da iniciativa, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ) marcou presença com sua delegação e com a participação de seis trabalhos na Feira de Experiências Bem SUScedidas.
“Esse encontro consolida a parceria e aproximação entre os Cosems das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. O encontro ofereceu debates importantes e qualificados”, resumiu a presidente do Cosems RJ, Guta Monteiro, que participou, juntamente com a primeira vice-presidente, Conceição Rocha, da reunião do Conares, realizada durante a programação.
Um dos destaques na área de exposições foi o estande do projeto Farmacopeia Mariká (Biotec), desenvolvido pela Secretária Municipal de Saúde de Maricá em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O objetivo é a busca da promoção da saúde pelo aumento do acesso às plantas medicinais, óleos essenciais e fitoterápicos.
Já na Feira de Experiências Bem SUScedidas, seis trabalhos do Rio de Janeiro foram apresentados no dia 17 de novembro. Pela manhã, a apoiadora regional do Cosems RJ, Suely Osório apresentou o trabalho “O cuidar multiprofissional no atendimento hospitalar: construindo vínculo na Rede de Apoio Municipal”, desenvolvida em Araruama. Já a experiência “Uma nova roupagem para uma nova ferramenta: PSE enquanto fortalecedor das ações de imunização” do município de Itaperuna foi apresentada por Jociene Almeida. Ainda pela manhã, foi apresentado na mostra o Projeto Farmacopeia Mariká (Biotec), uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Maricá com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Na parte da tarde, o Cosems RJ foi representado pelo apoiador regional D’Stefano Marcondes com o trabalho “Rodas de práticas e soluções em Saúde: Cosems RJ e IdeiaSUS Fiocruz”. Além dele, Luana Duarte, técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Maricá, apresentou a experiência “Fortalecendo a participação popular: implantação do colegiado gestor nas Unidades de Saúde da Família”. A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda também marcou presença no evento e dois técnicos do município relataram suas experiências. A médica Silvia Mello apresentou o trabalho “A reforma da APS em Volta Redonda – RJ: o provimento médico de 100% das equipes da Atenção Primária” e o médico Júlio Meyer apresentou a experiência “Programa Coluna Reta”.