Cosems RJ participa da II Oficina Nacional do Programa ImunizaSUS
De 18 a 20 de novembro, o Conasems realizou a II Oficinal Nacional do Programa ImunizaSUS, evento que reuniu em Brasília profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) de municípios de todo o país que atuam com vacinação. O encontro contemplou a apresentação de mais de 300 experiências exitosas na área, além de outras atividades como um seminário e a premiação das melhores práticas desenvolvidas nos territórios. O ponto focal do estado de Rio de Janeiro para a estruturação da iniciativa foi o assessor técnico do Cosems RJ, Manoel Santos.
Municípios fluminenses, selecionados na etapa estadual, participaram da mostra e o trabalho de Teresópolis, intitulado “A importância da revisão de dados e monitoramento permanente do CNES para alcance do indicador de vacinação no Previne Brasil” foi um dos premiados. Miguel Pereira, Miracema, Quissamã e Rio de Janeiro também apresentaram suas experiências.
Planejamento para as regiões Sul e Sudeste
Foram três dias de intensa programação, incluindo a realização da “Oficina de Planejamento dos Cosems – Sul e Sudeste”, que contou com a participação dos presidentes dos conselhos dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais. Em sua fala, a presidente do Cosems RJ e Secretária Municipal de Saúde de Volta Redonda, Conceição Rocha, reforçou a importância da mobilização para a busca de uma cobertura vacinal adequada e destacou os avanços e desafios dos municípios fluminenses nesse contexto.
“No nosso estado, essa iniciativa gerou uma mobilização total nos municípios, todos os trabalhadores da saúde envolvidos com a vacinação. Isso é muito positivo e parabenizo a todos as entidades envolvidas. Porém, ainda não é hora de pararmos. Precisamos continuar a disseminar essa cultura da imunização. Fiquei emocionada com os trabalhos apresentados, que vem de forma ascendente chegando nas regiões e no Estado”, comemorou Conceição. “Eu chamo atenção para o fato de que as cidades de menor porte têm mais facilidade com algumas tecnologias que apresentaram aqui, como a busca ativa, por exemplo. Precisamos pensar em mais alternativas para trabalharmos com os grandes centros, considerando, principalmente, as áreas de violência e os grandes aglomerados urbanos”. A presidente do Cosems RJ também abordou desafios como a descontinuidade na dispensação dos imunobiológicos e a enfrascagem dos mesmos: “Às vezes não faltam doses, mas faltam frascos, o que nos impossibilita de garantir vacina em todas as salas de imunização dos nossos municípios. Reduzir as oportunidades perdidas de vacinação é aumentar a qualidade de vida da nossa população”, encerrou Conceição.
Além de Conceição e de Manoel, também acompanharam a programação o vice-presidente do Cosems RJ e Secretário Municipal de Saúde de Armação dos Búzios, Leonidas Heringer, a secretária executiva, Marcela Caldas, e a apoiadora Solange Cirico.
O ImunizaSUS é uma iniciativa que visa qualificar as ações de imunização em todo o país, promovendo trocas de experiências e incentivando a adoção de estratégias que melhorem os índices de cobertura vacinal e a efetividade dos programas de vacinação.
Assista a íntegra do seminário, da oficina de planejamento dos Cosems – Sul e Sudeste e da cerimônia de premiação no canal oficial do Conasems no Youtube.
Conheça as experiências apresentadas pelos municípios na Mostra do ImunizaSUS
Imagens: Mateus Vidigal/CONASEMS