Cosems RJ participa de debate sobre a Atenção Primária em Saúde promovido pelo Observatório do SUS
No dia 28 de junho, a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/ Fiocruz) realizou um seminário especial do Observatório do SUS. A iniciativa faz parte de uma série de eventos realizados para debater os desafios estruturais do Sistema Único de Saúde (SUS). A edição, que teve como tema “Os desafios da Atenção Primária à Saúde no Brasil e as Políticas Nacionais do Ministério da Saúde”, teve como conferencista o assessor especial da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Marcos Pedrosa, e como debatedoras a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ), Maria da Conceição de Souza Rocha, e a pesquisadora da ENSP/Fiocruz, Lígia Giovanella. O moderador do debate foi o vice-diretor da Escola de Governo em Saúde da ENSP, Eduardo Melo.
Em sua fala, Marcos Pedrosa, fez um panorama histórico da Estratégia da Saúde da Família, que completa 30 anos, e apresentou o novo modelo de alocação de recursos para área, demostrando o esforço do Ministério da Saúde em reorganizar e recriar políticas que têm como prioridade o fortalecimento e a melhoria da Atenção Básica. “Em nossos levantamentos podemos verificar a contribuição da ESF em três décadas, como o aumento da cobertura vacinal, chances 48% menores de contrair tuberculose, redução do risco de internação e reinternação, além da redução de risco de enfarte e derrame. Esses impactos são mais positivos sempre entre as populações em situações de vulnerabilidade social”, ressaltou. Entre os desafios, o conferencista pontuou a questão do financiamento, da quantidade de equipes incompletas e apresentou as ações do MS para a melhoria da área. “Hoje estamos trabalhando para a reconstrução e fortalecimento da ESF, com a implantação de mais equipes para um cuidado integral, acompanhamento territorial e com base nas diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica. Uma dessas ações é o Censo da UBSs, que vai nos dar um retrato da realidade para que possamos trabalhar de forma assertiva e a ampliação do Programa Mais Médicos”, afirmou.
Como debatedora, a presidente do Cosems RJ, trouxe a visão do secretário municipal de saúde e os desafios do dia a dia. Reforçou também a importante atuação do Cosems RJ na defesa dos municípios nos últimos anos, marcados pela pandemia do Covid-19 e pelo desmonte da Política Nacional de Atenção Básica. “Falarei do lugar de onde estou e sempre estive. Lembro que em meados de 2019, quando a proposta do Previne Brasil foi apresentada, o Cosems RJ foi um dos únicos Cosems a se manifestar contra esse novo modelo, que representava desmonte do financiamento da Atenção Primária e da própria Política de Atenção Básica. Buscamos apoio na academia e resistimos, mostrando o prejuízo que isso traria aos municípios. A pandemia foi outro grande desafio para a Atenção Básica, já que houve um retrocesso nos serviços, tensionado por conta do adoecimento da população e pela ausência desses serviços e do cuidado”, disparou Maria da Conceição Rocha. “Fico muito feliz quando vejo isso tudo sendo retomado, com essa potência. Sou profissional de saúde desde 1986 e não estamos fazendo o SUS do livro, mas estamos fazendo o SUS da prática. Tudo isso já vinha sendo construído com essa riqueza e quem conhece o SUS, sabe que precisamos melhorar, mas não inventando, como foi o caso do Previne”, ponderou. “Hoje, estamos voltando a ter credibilidade, principalmente porque sabemos que não haverá mudanças na PNAB, isso traz tranquilidade aos gestores”, comemorou, reconhecendo os esforços que o Ministério da Saúde vem fazendo para garantir o financiamento da APS.
Ligia Giovanella falou como debatedora logo após a fala de Conceição e, para finalizar o debate, o evento hibrido abriu para as perguntas do público que acompanhou presencial e remotamente o seminário.
Perdeu a transmissão? O seminário está disponível na íntegra no canal oficial da ENSP/ Fiocruz no Youtube. Acesse https://www.youtube.com/watch?v=gzpRkEhXbDg e confira!