Cosems RJ realiza live para apoiar gestores na construção do Plano Municipal de Saúde
No último dia 16 de junho, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ), realizou a live “Conversando sobre Planos Municipais de Saúde”. A iniciativa – promovida em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES RJ), representada por Monica Almeida, Assessora de Planejamento da SES RJ, e com a Seção de Apoio Institucional e Articulação Federativa (SEINSF) do Ministério da Saúde / RJ, representada por Ana Cassia Ferreira – , que reuniu gestores de todas as regiões do país e contou com a participação de representantes de 62% dos municípios fluminenses. A abertura do evento contou com a participação da da vice-presidente do Cosems Rj e secretária municipal de saúde de Rio Claro, Maria Augusta Monteiro Ferreira.
“Essa live foi extremamente importante para apoiar os municípios no momento em que vivem uma crise sanitária, mas precisam, de acordo com as normativas do SUS e da organização do sistema, pensar prospectivamente as ações de saúde para os próximos quatro anos de gestão”, ressalta Marta Magalhães, coordenadora do Projeto Apoiadores Regionais do Cosems RJ/Rede Colaborativa e uma das idealizadoras da live.
O encontro debateu aspectos relacionados ao planejamento em saúde e orçamentário, apresentou a experiência da SES RJ nesse contexto e esclareceu questões relacionadas ao DigiSUS, sistema que registra os Planos Municipais de Saúde e disponibiliza informações sobre o documento. “No primeiro ano de gestão o planejamento é retomado e é de fundamental importância apoiar os municípios, integrando o Plano Municipal de Saúde o PPA – Plano Plurianual e as discussões orçamentárias no desafio de responder as necessidades de saúde da população”, pontua Marta.
Segundo a coordenadora do Projeto Apoiadores Regionais do Cosems RJ, a live trouxe a possibilidade de ouvir as demandas e buscar informações dos municípios para subsidiar as suas decisões no campo do planejamento. “Nós estamos falando em reunir com as áreas técnicas, com os técnicos das secretarias e fazer uma discussão ampliada com a sociedade. O Conselho Municipal de Saúde precisa estar envolvido nesse processo e o indicativo é que se referende toda essa discussão do Plano na Conferência Municipal de Saúde, que esse ano terá que ser vivenciada de uma forma diferente, criativa, virtual,l entre outras opções que garantam a proteção sanitária da população participante diante da pandemia”, explica Marta.
Acompanharam o encontro representantes de Cosems de cinco estados, técnicos de oito áreas da SES RJ e gestores de 43 municípios de fora do estado do Rio de Janeiro. “O desafio e o compromisso da gestão é garantir a escuta de todos os atores estratégicos que constroem e vivenciam o SUS, gestores, profissionais de saúde, usuários, sociedade, em cada território, em cada município para a construção do Plano Municipal de Saúde finaliza Marta.
Apresentações:
Construção do Plano Estadual de Saúde – Mônica Almeida SES RJ
DigiSUS Gestor – Ana Cássia SEINSF RJ MS
Conversando sobre Planejamento em Saúde – Marta Magalhães – Cosems RJ