Cosems RJ realiza oficina para fortalecer sua atuação nas regiões de saúde fluminenses
No último dia 30 de junho, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ), realizou a “Oficina de fortalecimento das ações do Cosems RJ em âmbito regional”. Diretores e equipe técnica, participaram da iniciativa que teve como objetivo dar início a um processo de discussão sobre o papel da entidade nas regiões de saúde fluminenses.
“Esse encontro é um desejo de algum tempo, idealizado a partir do trabalho da equipe de apoiadores. Precisamos trabalhar em consonância para que possamos aperfeiçoar nossa atuação no dia a dia da gestão do SUS. A ideia central é proporcionar a troca de experiências e buscar um maior alinhamento das nossas ações”, ressaltou a secretária executiva do Cosems RJ, Marcela Caldas em sua fala de boas-vindas. “Lembramos a todos que nossa sede está em um período de reforma para melhor atendê-los, mas a agenda de encontros virtuais está mantida”, finalizou.
A programação foi iniciada com a fala Presidente do Cosems RJ e secretário municipal de saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, que fez um panorama das atribuições da entidade, destacando as principais ações desenvolvidas. “Sabemos do esforço que cada um dos gestores e gestoras fez para estarem aqui presentes hoje. A vida do secretário de saúde, ainda mais em um cenário complexo de pandemia, é muito corrida, com dificuldade de agenda. Então, gostaria muito de agradecer a presença de todos vocês e garantir um evento com foco e objetivo”, pontuou Rodrigo. A missão, a estrutura organizacional, a equipe, as principais publicações e as instâncias decisórias foram alguns dos aspectos apresentados pelo presidente do Cosems RJ.
Rodrigo ainda reforçou os resultados esperados pelo Cosems RJ na atuação da nova gestão e a continuidade dos resultados alcançados na gestão anterior, que impulsionou a entidade desde 2015, tendo como presidente a secretária municipal de Volta Redonda, Maria da Conceição de Souza Rocha. “Entre as nossas metas estão o fortalecimento do Cosems junto às secretarias municipais de saúde e suas equipes técnicas, a abertura de agendas e discussões de temas a partir de demandas das regiões de saúde, a qualificação da gestão municipal na sua capacidade de captação e utilização de recursos, além de buscar e consolidar parcerias importantes com instituições e organizações como ABRASCO, Cebes, IMS/UERJ/CEPESC, Rede Unida, FIOCRUZ, UFRJ, CONASEMS, AEMERJ e OPAS”, enfatizou.
Na segunda parte do encontro, os participantes foram organizados em grupos, cada um deles formado por representantes de três regiões de saúde. Nesses espaços, foram discutidos os desafios e avanços de cada região. Ao final, um representante de cada grupo apresentou aos participantes os pontos debatidos. “Realizamos a sistematização dos encaminhamentos para posterior apresentação na diretoria. A discussão das demandas identificadas fará parte da programação de atividades do Cosems RJ”, adiantou Marcela Caldas.