Municípios fluminenses recebem certificação pela Eliminação da Transmissão Vertical de HIV
No dia 29 de novembro, o Ministério da Saúde entregou a Certificação pela Eliminação da Transmissão Vertical de HIV, Sífilis e/ou Hepatite B para 60 municípios e três estados brasileiros. Com isso, o Brasil agora conta com 151 municípios (acima de 100 mil habitantes), em 19 estados, com algum tipo de certificação pela eliminação ou selo de boas práticas para HIV, sífilis e/ou hepatite B, totalizando 258 certificações municipais, além de dez certificações estaduais para sete estados.
Os municípios de Itaboraí, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda e Itaperuna receberam a certificação única “Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical do HIV”, um reconhecimento do trabalho de gestores e técnicos fluminenses no combate ao HIV.
O Ministério da Saúde colocou como meta para 2025 solicitar a certificação de país livre da transmissão vertical de HIV à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). O objetivo é fomentar, apoiar e reconhecer os esforços de municípios e estados para a eliminação da transmissão vertical. O processo é baseado nos parâmetros da Opas/OMS, uma iniciativa que gera mobilização nacional entre gestores, profissionais de saúde, sociedade civil, academia e diversas instituições envolvidas com a pauta.