Oficina IMUNIZASUS mobiliza gestores e técnicos de todas as regiões de saúde fluminenses
Realizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (NESCON) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no dia 19 de outubro, a “Oficina Imuniza SUS: Saúde e Proteção na Ponta”, reuniu gestores e técnicos de todas as regiões de saúde fluminenses, além de apoiadores e assessores do Cosems RJ e da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SES RJ). Em formato online e transmitido pelo canal oficial do Cosems RJ no Youtube, a iniciativa aconteceu em dois períodos: na parte da manhã, oferecida para as regiões Baixada Litorânea; Metropolitana 1; Metropolitana 2 e Serrana; e na parte da tarde, voltada para participantes das regiões Baia de Ilha Grande; Centro Sul; Médio Paraíba, Norte e Noroeste.
A capacitação apresentou aos secretários e técnicos os resultados da Pesquisa Nacional sobre Cobertura Vacinal (executada entre março e dezembro de 2021, sob demanda do Conasems), seus múltiplos determinantes, além das ações de imunização nos territórios municipais brasileiros levantado pelo IMUNIZASUS e respondida pelos 92 municípios fluminenses. A ideia foi a de refletir criticamente sobre os dados apresentados, bem como construir estratégias para a interiorização do movimento de fortalecimento das ações de imunização e para o enfrentamento das baixas coberturas vacinais.
“Gostaria de parabenizar a todos, em especial o Conasems que aponta, de forma clara e coerente, a necessidade de organizar um processo nacional de coordenação nesse contexto. A cobertura vacinal no Brasil é uma questão central, ela já foi muito boa e hoje corremos vários riscos. A participação da academia nessa discussão é fundamental porque precisamos compreender de forma mais profunda o que está produzindo esse fenômeno, para além simplesmente de constatações que não organizam a ação para superá-lo” ressaltou o presidente do Cosems RJ e secretário municipal de saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira.
Com a coordenação do assessor técnico do Cosems RJ, Manoel Santos, o evento teve como debatedores a facilitadora do Conasems para o projeto IMUNIZASUS, Cristina Magnabosco; os assessores técnicos do Conasems, Flávio Alvares e Alessandro Chagas; o coordenador de Imunobiológicos SVS/SES RJ, Valter Almeida; e a representante da Superintendência de Atenção Primária da SES RJ, Michele Melo.
Apresentações:
– Resultados Pesquisa Conasems RJ – BIG, Centro Sul, Med Paraiba, Noroeste e Norte
– Resultados Pesquisa Conasems RJ 1_Baixada, Met I, Met II e Serrana
– ImunizaSUS – Vídeo Institucional
A íntegra da oficina está disponível no canal oficial do Youtube do Cosems RJ, em https://www.youtube.com/watch?v=BkXh-HMr-X0. Acesse e assista!