Participação do Cosems RJ é destaque no Congresso do Conasems
De 12 a 15 de julho, foi realizado o XXXVI Congresso Conasems em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O evento contou com 6.800 inscritos – número recorde entre os congressos já realizados –, sendo 1.604 gestores e gestoras municipais de saúde. O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro (Cosems RJ) marcou presença na programação com o lançamento do e-book “Estratégia de apoio do Cosems RJ: 10 anos de trajetória” e a apresentação de oito trabalhos na 17ª Mostra Brasil aqui tem SUS, incluída nas atividades do encontro. O município de Búzios levou um estande ao Congresso, destacando ainda mais a presença do Rio de Janeiro no evento.
17ª Mostra Brasil Aqui tem SUS
Nos dias 12 e 13 de julho, mais de trezentos profissionais de saúde, entre gestores e trabalhadores, expuseram seus trabalhos na 17ª Mostra Brasil Aqui tem SUS. A iniciativa reforçou a diversidade das experiências que fazem do SUS um sistema vivo, dinâmico e em constante processo de superação dos desafios. Além da apresentação e avaliação dos trabalhos, os expositores puderam ter um retorno de suas experiências a partir da presença, em cada sala, de um comentarista. O Cosems RJ participou com a apresentação de oito trabalhos, distribuídos entre os temas Atenção Básica, Assistência Farmacêutica, Judicialização, Vigilância em Saúde, Saúde Digital e Financiamento.
A primeira experiência apresentada foi “Programa Mamãe Vassourense como política pública de incentivo materno-infantil”, do município de Vassouras. Também participaram “Plano Institucional no contexto das violências: Serviço Humanizado no Hospital e a Rede de Cuidados”, de Mangaratiba; “A Terapia Comunitária online em Volta Redonda: Da implantação aos resultados de um ano de projeto”, de Volta Redonda; “Implantação da clínica de cannabis sativa, beija-flor, no município de Armação de Búzios”; “Planejamento local articulado a Agenda 2030 – a experiência no território de Quissamã/ RJ e “Formação em saúde como ferramenta para traçar a Rede de Atenção Pisicossocial no Carmo/ RJ”, essa última premiada na categoria de experiências por estado.
A mostra ainda contou com a apresentação de experiências desenvolvidas pela equipe do Cosems RJ, incluindo “Observatório de Políticas de Saúde Pública no Estado do Rio de Janeiro: uma inovação do Cosems RJ” e “A estratégia de apoio do Cosems RJ: 10 anos de atuação no território fluminense”. “Tivemos um retorno muito positivo da nossa participação. Nossas experiências foram bem recebidas e tivemos uma representação importante na mostra”, reforça a secretária executiva do Cosems RJ, Marcela Caldas.
Lançamento do e-book comemorativo aos 10 anos da Estratégia
No dia 13 de julho, no Café Colaborativo do Congresso, o Cosems RJ lançou oficialmente o e-book “Estratégia de apoio do Cosems RJ: 10 anos de trajetória”. A obra registra a história de comprometimento com o SUS do Estado do Rio de Janeiro. A obra celebra uma década da iniciativa, implantada em parceria com o Instituto de Medicina Social Hésio Cordeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro por meio do Centro de Estudos e Pesquisas em Saúde Coletiva.
De autoria de toda a equipe da iniciativa e com prefácio escrito por Gastão Wagner, o ebook apresenta, em sua primeira parte, textos dos convidados especiais André Bonifácio, que aborda o tema “Regionalização da Saúde e a estratégia do apoio institucional para o fortalecimento das relações federativas.: aspectos da experiência do Cosems do Rio de Janeiro”, e de Débora Bertussi, que escreve sobre o “Apoio e os apoiadores no Cosems: movimentos da gestão nas regiões de saúde”. Na segunda parte, a trajetória é contada de forma interativa, resgatada em vídeos e depoimentos que reforçam o compromisso da estratégia com a melhoria do SUS fluminense em cada uma de suas fases.
“Muita alegria nesse momento que comemoramos 10 anos de um projeto tão importante para a qualificação do SUS e para o apoio aos secretários e secretárias de saúde para a construção de processos colaborativos, de integração dos gestores municipais”, comemorou o presidente do Cosems RJ e secretário de saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira. “Esse projeto tem muito valor para o Cosems RJ. Agradecemos o apoio do Conasems e de dois Cosems que foram importantes na formulação, há dez anos atrás, da nossa estratégia, que são o Cosems SP e Cosems MG. Eles abriram seus projetos para que pudéssemos conhecer e produzir uma experiência fluminense”, finalizou Rodrigo.