Prestação de contas e visita da Caravana do Piso da Enfermagem marcam a assembleia de abril
No dia 14 de abril, o encontro do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ) com os gestores e técnicos fluminenses foi iniciado por uma assembleia extraordinária para apreciação e aprovação do Relatório Geral de Prestação de Contas exercício 2023 da entidade. O resultado do consolidado da execução financeira, já aprovado pelo Conselho Fiscal, foi aprovado por unanimidade.
A reunião teve continuidade com a assembleia ordinária de abril que recebeu a Caravana do Piso da Enfermagem, uma iniciativa do Ministério da Saúde que percorre todo o país esclarecendo dúvidas sobre o tema. Por mais de uma hora, representantes da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do MS, conversaram com gestores e técnicos fluminenses apresentando os principais aspectos e as questões relacionadas à operacionalização e efetivação do pagamento desse recurso. “Esse é um momento único, que todos aprenderam muito. Houve vários problemas de entendimento, mas hoje podemos tirar as dúvidas. Esse encontro vai ajudar muito os municípios”, ressaltou a presidente do Cosems RJ, Guta Monteiro. “Se a enfermagem não existisse, não existiria SUS. Cabe a nós, gestores, acompanhar todo esse processo”, finalizou.
Outro tema debatido no encontro foi a implantação do Programa SUS Digital. Após a adesão, os municípios receberão um formulário que reunirá informações para gerar o Índice Nacional de Maturidade em Saúde Digital. Um plano de ação será elaborado a partir do diagnóstico.
Durante a assembleia, foi apresentada a devolutiva da Pesquisa ImunizaSUS. A iniciativa contou com a participação de 100% dos municípios e o levantamento registrou um avanço não só na vacinação, mas também nos sistemas de informação, comunicação e mobilização de equipes para recuperar os índices vacinais.
Foram apresentados também o panorama dos cofinanciamentos estaduais, a situação atual dos municípios no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) em relação ao envio e homologação dos dados.
Para finalizar a programação, os gestores e técnicos foram convidados novamente a participar da etapa estadual do Projeto ImunizaSUS e da 4ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems RJ/ IdeiaSUS Fiocruz, ambas com inscrições abertas.