Primeira assembleia de 2024 reúne gestores e técnicos de saúde fluminenses
No dia 08 de fevereiro, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ), realizou sua primeira assembleia de 2024. Para abrir o ano, temas como os cofinanciamentos estaduais e as duas mostras de experiências exitosas que selecionarão trabalhos fluminenses para a participação na programação do XXXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, organizado pelo Conasems, que acontecerá entre os dias 30 de junho e 3 de julho, em Porto Alegre (RS).
A diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação Tecnológica da EBSERH, Cristiane Carvalho Santos Melo, foi uma das convidadas e iniciou as atividades apresentando aos gestores e técnicos o Exame Nacional de Residência (ENARE). A quinta edição da iniciativa, que teve o primeiro piloto em 2020, começa em março e serão oferecidas 5186 vagas.
De 11/03 a 15/04 estarão abertas as inscrições para a etapa estadual da II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS. Serão selecionados seis trabalhos que participarão da etapa nacional, realizada durante a programação do Congresso do Conasems, em Porto Alegre. O regulamento já está disponível no portal do Cosems RJ (www.cosemsrj.org.br). Também foi anunciada a data da 4ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems RJ/IdeiaSUS – Fiocruz, que acontecerá dia 25 de abril. O regulamento e demais informações serão divulgados em breve. “No último congresso, obtivemos um destaque importante e temos certeza de que seremos bem representados”, incentivou a presidente do Cosems RJ, Guta Monteiro.
Sobre os cofinanciamentos estaduais, o levantamento mostrou que não aconteceram grandes movimentações nos meses de janeiro e fevereiro de 2024. O Cosems RJ vem reivindicando os pagamentos e acompanha a situação. Durante a assembleia ainda foram anunciados os cofinanciamentos estaduais para as áreas de Assistência Farmacêutica e de Saúde Mental, essa última com previsão de recursos de cerca de R$ 55 milhões durante o ano.