Última assembleia do ano contou a presença maciça de gestores e técnicos
No dia 05 de dezembro, a última assembleia de 2019 do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro foi realizada. O encontro contou a presença de gestores e técnicos que debateram temas importantes para a saúde pública e participaram da Comissão Intergestores Bipartite, realizada na parte da tarde.
As atividades foram iniciadas abordando os repasses para os cofinanciamentos da Secretaria de Estado e Saúde do Rio de Janeiro (SES RJ) e o acompanhamento dos processos pelos gestores. Será criada uma área especifica no banco de dados TABNET (acessado no portal www.ses.gov.br), na opção DADOS SUS, para que as secretarias municipais de saúde possam consultar. Também foram apresentados o passo a passo para realizar as transferências para fundos municipais e acessar as atualizações das informações estão disponíveis por períodos. “É importante que os municípios utilizem a plataforma para que os dados sejam visualizados por categoria e cada um faça sua busca de acordo com a sua necessidade”, ressaltou a presidente do Cosems RJ, Maria da Conceição de Souza Rocha.
A equipe da Assessoria de Comunicação do Cosems RJ fez uma apresentação para os gestores com um levantamento de ações e dos números relativos à área em 2019. Os destaques são a conquista de espaço e credibilidade junto ao público de interesse, A qualidade do conteúdo de elaboração própria e o afinamento do diálogo com a equipe técnica/apoiadores. Em 2019, o Cosems RJ consolidou sua atuação nas redes sociais com sua fanpage no Facebook. Conquistamos 1.455 seguidores e 1.393 curtidas e o espaço se aproximou e gerou a interatividade entre a entidade e seus públicos alvos. Para além, a equipe de comunicação esteve envolvida na organização do V Congresso do Cosems RJ, realizado no mês de fevereiro, e realizou a primeira transmissão ao vivo da instituição no Facebook do seminário “Proposta do Ministério da Saúde da mudança da modalidade de transferência de recursos/financiamento da Atenção Primária em Saúde”, realizado em 18 de outubro. Durante o encontro, foi lançado o perfil do Cosems RJ no Instagram.
O cofinanciamento da Assistência Farmacêutica também foi tema de debate. O assessor técnico Manoel Santos apresentou o panorama da falta de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica no Estado. Quanto ao cofinanciamento, os recursos serão distribuídos proporcionalmente de acordo com o número médio de pacientes atendidos mensalmente nos polos cuja a base de referência é o ano de 2019.
O assessor jurídico do Cosems RJ, Julio Dias, repassou com os gestores as obrigações relacionadas ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS). Segundo dados do sistema, 67 dos 92 munícipios não homologaram os dados no SIOPS em relação ao 5º bimestre. “A falta dessas informações é um ponto de atenção, pois pode gerar inegibilidade ao prefeito. A prorrogação está acabando e os municípios terão problemas se os dados não forem homologados”, lembrou Julio.
Durante a assembleia, a nova secretária municipal de saúde de Itaperuna, Nadini Polido, recebeu boas-vindas.
Nos informes, foi divulgada a 15ª Roda de Práticas em Soluções em Saúde e Ambiente, contemplando as regiões Centro Sul e Serrana. O evento acontece no dia 11 de dezembro, 8h30, no Palácio Itaboraí, em Petrópolis. Com essa roda, se fecha o ciclo desse espaço de debates e práticas. Também foi informado que o fechamento da pauta para a CIB de janeiro será realizada no dia 06, em função do período de recesso do final de ano.
COMISSÃO INTERGESTORES BIPARTITE A reunião pactuou credenciamentos e descredenciamentos de serviços, remanejamentos e teto financeiro entre os municípios. Entre os vários temas debatidos esteve o cenário das arboviroses no Estado. O número de casos de dengue se estabilizou, mas o alerta permanece com os 32 mil casos registrados. A preocupação com a dengue 2 para o verão 2020 foi reafirmada. Com a reintrodução desse sorotipo, Por conta da reintrodução do dengue 2, foram realizadas capacitações para repassar os protocolos para creca de 400 profissionais